O SACRIFÍCIO QUE AGRADA A DEUS

image

' Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor. Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. '

( Salmos 51:15-17 )

Desde os tempos antigos, há na cultura dos povos a questão de se oferecer sacrifícios aos deuses para obter deles algum benefício. Podemos estudar as mais primitivas das tribos e veremos que sempre foi assim. Nas histórias que lemos (às vezes retratadas em filmes épicos) sobre as nações gregas, sempre existe o sacrifício humano para aplacar a ira dos deuses. Até mesmo no filme King Kong demonstra esta cultura. É mais comum imaginar que tais práticas nas tribos bárbaras é admissível. Mas os gregos desde os tempos imemoriais praticavam os sacrifícios humanos. Então, não tem nada a ver com ser bárbaro ou erudito. Tem mesmo a ver com a cultura.

Mas o interessante é que este pensamento foi introduzido na Igreja Cristã, tanto na Católica como na Evangélica. Se o sacrifício não é o de ofertar uma pessoa no altar, como se diz: Um sacrifício humano, termina sendo substituído por outros modos de sacrifício, seja ofertando dinheiro ou outra coisa de grande valor. A questão não é o dar dinheiro ou outra coisa, apesar de não ser esta a proposta bíblica. O problema está na intenção da oferta: Geralmente uma barganha com Deus.

O texto de hoje foi escrito pelo Rei Davi. Foi ele o autor de mais da metade de todos os Salmos que estão na Bíblia. E justamente neste Salmo 51, ele está confessando a Deus os seus pecados. Após citar e confessar os seus pecados, ele vem diante de Deus e pede que seus lábios estejam cheios de gratidão e que de sua boca saiam louvores. E por que isso? Porque ele sentiu que foi perdoado por Deus. Como ficamos quando sai de nossos ombros um grande peso? Alívio e alegria, não é mesmo? E quando estamos assim, geralmente nós cantamos e demonstramos para todo mundo que estamos felizes. E se alguém perguntar a razão, logo falamos tudo o que nos aconteceu. Não é assim?

Mas Davi faz uma declaração de suma importância: "Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos". DEUS NÃO DESEJA SACRIFÍCIOS. Naquela época era comum se levar ao sacerdote um animal para ser sacrificado em holocausto, como oferta pela expiação de pecados. Mas mesmo sendo tão comum naquele tempo, Davi diz que Deus não se agrada daquele tipo de sacrifício. Então, que tipo de sacrifício agrada a Deus? A resposta foi: "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus". Sabe o que Davi está dizendo? Que o tipo de sacrifício que agrada a Deus é um coração arrependido que O busca com sinceridade.

No Novo Testamento tem uma passagem muito interessante. Jesus está conversando com uma mulher samaritana e logo a mulher foi entrar nas discussões teológicas sobre o local certo de se adorar a Deus. Veja o texto: "Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade". (João 4:19-24). Qual é a resposta de Jesus? Deus Pai busca quem O adore em espírito e em verdade. Esta declaração de Jesus completa o entendimento da declaração do Rei Davi.

Meu irmão e minha irmã, tem muita gente hoje fazendo discursos e se aproveitando da fé das pessoas que ainda tem forte esta coisa do sacrifício, e por isso mesmo são facilmente levadas a ofertar valores e bens, como um sacrifício a Deus, e se estas pessoas assim procederem, vão ganhar isso e aquilo de Deus. A Bíblia é clara que dizer que O SACRIFÍCIO QUE AGRADA A DEUS É UM CORAÇÃO ARREPENDIDO QUE O BUSCA EM ESPÍRITO E EM VERDADE. Isto sim agrada a Deus. Se alguém que ofertar nesta ou naquela igreja, deve fazê-lo por alegria, por gratidão e não por barganha. Vamos oferecer a Deus um sacrifício de louvor e gratidão por tudo o que Ele tem feito por nós? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!