O SENHOR CONHECE OS QUE CONFIAM NELE

image

' O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele. '

( Naum 1:7 )

Este texto de hoje, trás uma palavra do Profeta Naum, pouco conhecido, que viveu cerca de 600 anos AC. Sua principal mensagem é contra a cidade de Nínive. Outro profeta que profetizou contra esta cidade e é mais conhecido, foi o profeta Jonas, aquele que foi engolido pelo grande peixe (nos desenhos se diz que foi por uma Baleia). A diferença entre o resultado das mensagens pregadas por estes dois profetas foi que, no caso de Jonas, o povo se arrependeu e se voltaram para o Senhor Deus de Israel. Passados 150 anos, cerca de duas gerações, o povo esqueceu-se de seu compromisso com Deus e voltaram às suas antigas práticas. Tornaram-se impiedosos e retomaram a guerra para conquistar as nações vizinhas. Aí surge o profeta Naum. Só que desta vez os ninivitas não deram ouvidos e pouco tempo depois foram dominados por Babilônia e somem da história.

Quero destacar as 3 partes deste versículo:

(1) O Senhor é bom. Sem dúvida alguma todos nós sabemos que Deus é bom, principalmente quando Ele faz alguma coisa por nós. Quando clamamos e não temos respostas, a nossa alma entra em pânico e não sabemos exatamente o que pensar sobre Deus. Não é mesmo? Mas é exatamente aí que precisamos ter um papo sério com nossa alma e dizer: "Ô alma, por que você está com dúvidas? Quantas vezes Deus nos socorreu? Quantas vezes Ele fez maravilhas por nós? Só porque agora Ele está demorando em responder vamos duvidar da bondade dEle? Não podemos." SIM: Devemos continuar confiando na bondade dEle.

(2) Ele serve de fortaleza no dia da angústia. Ah, angústia. Como esta coisa que parece ser um ser, vive nos perseguindo. Quando menos esperamos, está lá ela no nosso portão, na nossa casa, no nosso emprego, na nossa saúde, nas nossas finanças, se intrometendo em tudo e nos deixando apavorados. É ou não é? Mas nestas horas, sabe o que fazemos? Clamamos a Deus e vem um socorro, um alívio, uma esperança, uma solução, alguma coisa especial e extraordinária. Ficamos tão agradecidos a Deus e com certeza declaramos que verdadeiramente Deus é uma fortaleza bem presente na nossa hora de angústia. Não podemos nunca nos esquecer disso.

(3) E conhece os que confiam nele. Esta parte eu acho muito, mas muito interessante. Já disse em outras oportunidades que quando tudo vai bem, qualquer um diz que confia em Deus. Mas tudo muda quando a coisa fica feia. Quando não conseguimos dar conta das dificuldades e dos problemas. Quando parece que não tem solução e não conseguimos enxergar aquela luz no fim do túnel. Não é assim? Mas, por incrível que pareça, tem algumas pessoas que, não importa qual o problema que viva, ela sempre tem uma maneira muito curiosa de mostrar que confia em Deus. E todos que estão ao seu redor, ficam até entusiasmados com tanta fé e confiança. Deus conhece os que confiam nele, por isso, jamais vai desapontá-los.

Meu irmão e minha irmã, quero finalizar citando a mensagem dos dois profetas para o mesmo povo: Jonas e Naum. Uma geração creu e prosperou. A outra geração não creu e pereceu. Que este texto de hoje nos sirva de inspiração, para confiarmos em Deus, independente das circunstâncias que estão à nossa volta. Que nada possa abalar a nossa fé, e com certeza Deus sabendo disso, jamais vai nos desapontar. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!