SOMOS DO SENHOR DEUS?

image

' Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. '

( Êxodo 19:5 )

Este texto de hoje é muito interessante. Mais uma vez ele toca no assunto aliança. Falamos estes dias sobre aliança, portanto, você deve lembrar-se do que escrevi. Se esqueceu, volta lá (alguns dias atrás) e veja como este assunto é serio.

Sabe qual é a minha maior preocupação? Passamos a vida aprendendo a aceitar prontamente o que os outros nos falam, como sendo a verdade absoluta e nem investimos tempo em averiguar se realmente é assim. Quando ficamos curiosos com eventos da história, principalmente de nossa história do Brasil, descobrimos que muitas daquelas coisas que nos contaram nos primeiros anos de escola não eram bem assim. O mesmo acontece nas questões religiosas. Há uma simplicidade no que se conta e no que se aprende e a maioria não vai atrás. Sabe o que é mais curioso e intrigante? A nossa fonte de informação sobre as questões espirituais é a Bíblia e está acessível a todas as pessoas e a maioria não lê. Portanto, aquele que se coloca na posição de ensinar, deve fazê-lo com muita, mas muita responsabilidade. Voltemos ao texto.

O povo hebreu tinha saído do Egito. Estavam acampados diante do Monte Sinai. Olhando o relógio do tempo, daqui há pouco (no capítulo 20) Deus vai dar para eles os Dez Mandamentos. Então, estamos no capítulo 19, numa conversa prévia. E o que Deus lhes diz? 'Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha'.

Vamos ver o mesmo texto numa linguagem de hoje: 'Agora, se me obedecerem e cumprirem a minha aliança vocês serão o meu povo. O mundo inteiro é meu, mas vocês serão o meu povo, escolhido por mim'. (Êxodo 19:5 – NTLH). O que podemos entender disso? Vamos de trás para a frente. Deus diz que toda a Terra é dEle. Ok? Tudo é dEle. Mas Deus quer um povo que tenha um relacionamento diferenciado, um relacionamento de proximidade, de intimidade, de amizade, de filiação.

Todos nós temos diversos colegas, seja na empresa, na escola, na vizinhança ou de outro tipo de relacionamento, como por exemplo, nas Redes Sociais. Mas nós temos alguns que são mais chegados. Estes são nossos amigos. Todos no planeta Terra são de Deus, já que a origem da vida vem dEle. Mas Ele quer um relacionamento. E para que este relacionamento funcione, qual foi a condição que Deus colocou? SE OUVIREM A SUA VOZ e SE GUARDAREM A SUA ALIANÇA, aí sim, serão o povo dEle.

E é exatamente aqui onde me assusta nos discursos pregados e ensinados por aí. Muitos dizem em alto e bom som que Deus é Pai de todos e que Ele entende como o homem é pecador, e como Pai não vai deixar ninguém perecer no inferno. Existem aí pelos menos dois grandes enganos: Deus é pai de quem se torna filho dEle. Leia João 1:12. E não é Ele quem vai mandar alguém para o inferno. Isto é uma escolha da pessoa. Leia João 3:16. Fica muito fácil transferir para Deus aquilo que é da nossa esfera de decisão. Quando escolhemos obedecer a voz de Deus e cumprir com a aliança proposta por Ele, ESTAMOS FAZENDO UMA ESCOLHA POR ELE. E quando escolhemos não obedecer a sua voz e nem dar a mínima para a aliança proposta por Ele, ESTAMOS FAZENDO UMA ESCOLHA POR NÃO A ELE. Você entende isso?

Meu irmão e minha irmã, se estudarmos a Palavra de Deus, teremos condições de fazer uma escolha acertada. Se negligenciarmos o estudo da Palavra de Deus, corremos o risco de pensar que decidimos corretamente, quando na verdade decidimos por estar no caminho que nos afasta de Deus. Vamos rever nossas escolhas? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!