DEUS LEVA O NOSSO FARDO

image

' Bendito seja o Senhor, que de dia em dia leva o nosso fardo! o Deus que é a nossa salvação. '

( Salmos 68:19 )

FARDO. Vejamos o que significa: Objeto ou conjunto de objetos mais ou menos volumosos e pesados que se destinam ao transporte; carga. Fardo também é associado a jugo. Jugo é uma peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado ou uma carroça. É também chamada de canga ou junta de bois. No sentido figurado, jugo significa submissão, obediência, autoridade, domínio, opressão, sujeição.

Interessante este texto do Salmo 68. Na hora que o li, lembrei daquela fala de Jesus: 'Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei'. (Mateus 11:28). Parece que estarmos cansados, oprimidos, sobrecarregados com o peso da vida é algo constante.

E por que tudo isso? Por que a vida não é mais leve? Este é o sonho da maioria de nós: Termos uma vida mais leve, sem tantas preocupações, encargos e principalmente dívidas. Mas a realidade não é assim. Desde cedo aprendemos a assumir certas responsabilidades (que nem sempre é nossa. Outros a transfere para nós) e a depender da situação, a vida fica mais pesada sim.

Hoje vi uma cena que mexeu comigo. Estava indo ao supermercado com minha esposa e no caminho vi um senhor com um andador. Ele atravessou no meio dos carros e estava descendo a rua, pelo lado sem a mínima condição de uma pessoa normal transitar por ali, quanto mais alguém na situação dele. Parei. Perguntei se ele queria uma carona. De pronto aceitou. Depois disse que ia ao banco. Disse que o deixaria lá. Depois pediu para deixar na casa de um amigo, um pouco mais adiante. No caminho, contou que ele e a esposa moravam no interior de São Paulo. A sua sogra faleceu há alguns dias e eles vieram dar um apoio ao sogro. Conversa vai, conversa vem, contou diversas coisas até chegarmos ao destino. Ele ficou muito agradecido e o amigo o recebeu com muito carinho. Seguimos nossa viagem mais tranquilos. A minha esposa observou: Se a esposa daquele homem estava cuidando do pai, na verdade estava cuidando dos dois, porque aquele homem não tinha a mínima condição de fazer as suas tarefas sem ajuda. Sim, a vida daquela mulher não deveria estar fácil. A situação que estava vivendo nestes últimos tempos deveria ser de um peso, um fardo, mesmo que o fizesse com todo amor tanto para o pai como para o marido. Mas não seria uma vida fácil.

Fiquei pensando no texto de hoje que diz que o Senhor de dia em dia leva o nosso fardo. Muitas vezes não temos com quem dividir nosso fardo. Qualquer lamento, desabafo, pode ser mal interpretado e, por isso, muitos se calam. Nestas horas, quando dividimos com o Senhor nossas dores, cansaços e sentimentos de nos sentirmos oprimidos por isso ou aquilo, é a hora gloriosa quando sentimos que fomos ouvidos em nossas orações e o Senhor tirou de sobre nós todo aquele peso, nos dando alívio.

O salmista viveu isso e por esta razão ele pode nos deixar esta linda mensagem de fé. E ele completa dizendo que o Senhor é o Deus de nossa salvação. Por quê? Porque Ele nos ouviu, nos atendeu e nos salvou daquela situação.

Meu irmão e minha irmã, vamos compartilhar com o nosso Deus todas as nossas dores, os nossos pesos e os nossos lamentos. Vamos confiar que o Senhor é o nosso Deus e é a nossa salvação em qualquer situação. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!