NOSSA CONFIANÇA É O SENHOR?

image

' Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. '

( Jeremias 17:7,8 )

O profeta Jeremias diz uma coisa muito importante e parece que passa batido. Vejamos: 'Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor'. Ele inicia dizendo que FELIZ é o homem que confia no Senhor. Depois declara: 'e cuja confiança É O SENHOR'. Falei estes dias sobre confiança. Lembra? Vamos de novo: E o que é confiança? Confiança é a crença na integridade moral, na sinceridade, na lealdade, na competência, na discrição de outrem. Confiança é crédito ou fé em alguém. Esta é a definição do sentimento que temos por aquele nosso(a) melhor amigo(a). Não é mesmo? Podemos dizer ainda que confiança é a crença de que algo não falhará, de que é bem-feito ou forte o suficiente para cumprir sua função. Este é o sentimento que temos com, por exemplo, um carro novo. Na primeira volta, testamos sua velocidade, performance. Ninguém se preocupa se a fábrica, a concessionária revisou os freios. Simplesmente confiamos que está tudo bem. Uma coisa é CONFIAR NO SENHOR e outra é a CONFIANÇA É O SENHOR. A primeira é algo de dentro que se projeta para fora, enquanto que a segunda é algo que se estende de dentro para fora, como um fio que liga duas partes. Não há divisão ou separação. O segundo faz parte do primeiro. Você me entende?

A pessoa que faz assim, que confia no Senhor mas ao mesmo tempo a sua confiança é o próprio Senhor, é comparado a uma árvore plantada junto às águas. Lembra do Salmo 1? Se não, vá lá e leia. Jeremias usa o mesmo exemplo do salmista. Aquele que confia no Senhor tem suas raízes que se estende até o ribeiro, POR ISSO, não teme o calor, as suas folhas sempre ficam verdes e mesmo no ano de sequidão, aquele ano que não tem chuvas, esta árvore está 'de boas' e não deixa de dar fruto.

Você já parou para pensar nisso? A chuva cai para todos (bons e maus, conforme Jesus nos declarou no Sermão do Monte - Mateus 5:45) e a falta de chuva também atinge a todos. Mas pelo que Jeremias está falando, esta falta de chuva não vai afetar aquele que confia no Senhor.

Meu irmão e minha irmã, precisamos atingir este nível de confiança em Deus, a ponto de nada nos fazer vacilar. Devemos estar FIRMES em nossa fé, com a FORTE CONVICÇÃO de que DEUS verdadeiramente, realmente, integralmente, CUIDA DE NÓS. Vamos viver isso? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!