O NOSSO NÍVEL DE COMUNHÃO DEFINE ONDE ANDAMOS: LUZ OU TREVAS

image

' Se dissermos que temos comunhão com Ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. '

( 1 João 1:6,7 )

Deparei-me com este texto hoje e fiquei pensando no que se tornou o título da meditação de hoje: O NOSSO NÍVEL DE COMUNHÃO DEFINE ONDE ANDAMOS: LUZ OU TREVAS. Parece um pouco complicado olhar a vida deste prisma, mas ao que tudo indica, o apóstolo João não nos está dando muitas opções.

João começa dizendo: 'Se dissermos que temos comunhão com Ele (Quem é Ele? Deus Pai), e andarmos em trevas (o que é isso? Viver no pecado, longe dos mandamentos de Deus), mentimos, e não praticamos a verdade'. Conforme Apocalipse 20:8 todos os mentirosos não herdarão o Reino dos Céus. Então, João está dizendo que há um duplo pecado aqui: o primeiro é o de andar nas trevas, ou seja, longe de tudo aquilo que nos ensina os mandamentos de Deus. E o segundo é mentir, dizendo-se SER aquilo que na verdade NÃO É.

Depois João apresenta outra questão séria: 'Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros'. O contrário de andar nas trevas é andar na luz, portanto, podemos entender que é obedecer aos mandamentos de Deus. Então, quem obedece aos mandamentos, vive em comunhão com os outros. Parece simples, mas não é. Sabe por quê? Porque nem sempre estamos em comunhão com os outros.

Para que não haja dúvidas, ter comunhão com alguém não quer dizer que concordamos com tudo o que ela diz ou faz. Quer dizer que APESAR DAS DIFERENÇAS, CONSEGUIMOS TER UM BOM RELACIONAMENTO, AMIZADE E RESPEITO COM E POR ELA. Citei em alguma meditação meses atrás que muita gente tem dificuldade com pessoas que professam uma fé diferente da sua. Vejo evangélicos falando mal de outros evangélicos. Vejo cristãos evangélicos falando mal de cristãos católicos e vice-versa. Tem alguma coisa errada aí. Nosso entendimento diferente de uma ou outra questão teológica não pode impedir que tenhamos UM BOM RELACIONAMENTO, AMIZADE E RESPEITO com aquela pessoa que entende de forma diferente.

Por fim ele conclui dizendo que, se temos esta comunhão uns com os outros ... 'o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado'. Que declaração linda. Pecados purificados significa pecados perdoados. Pecados perdoados significa comunhão com Deus. Comunhão com Deus significa vida abundante aqui na Terra e vida eterna lá nos Céus. Oh Glória!

Meu irmão e minha irmã, minha conclusão da leitura do texto de hoje é que devemos refletir seriamente sobre o nível de comunhão que estamos vivendo com as outras pessoas, principalmente nossos irmãos. Estamos correndo o sério risco de estarmos andando nas trevas e nem percebendo. Vamos refletir mais sobre este assunto. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!