POR QUE TEMEIS?

image

' E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram; E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. '

( Mateus 8:23-26 )

Quando eu era criança (outro dia), cantávamos na igreja um hineto que dizia assim: COM CRISTO NO BARCO TUDO VAI MUITO BEM, VAI MUITO BEM, VAI MUITO BEM, COM CRISTO NO BARCO TUDO VAI MUITO BEM, E PASSA O TEMPORAL. Você é desta época?

O texto de hoje é um clássico das histórias de Jesus. Após um dia bem puxado, onde Jesus além de pregar para multidões, Ele curou muita gente. Depois entraram no barco e estavam voltando para casa. Jesus cansado, deitou numa almofada e deu uma dormidinha. De repente, do nada, surge uma grande tempestade, tão grande que o barco estava afundando. Não podemos esquecer que boa parte daqueles discípulos eram pescadores e estavam acostumados com tempestades e mar revolto. Mas aquilo era demais. Tanto que foram acordar Jesus, com medo de morrerem. Diz o texto que eles 'o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos'. Na versão de Marcos 4, em linguagem de hoje seria assim: "Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?". Que triste, imaginar que Jesus não sem importa com nossa dor, sofrimento ou morte.

Jesus acorda, fica sabendo o que estava acontecendo e declara: 'Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança'. SIM, COM JESUS NO BARCO TUDO VAI MUITO BEM.

Fico analisando a fala de Jesus. Parece que o medo está diretamente ligado com a falta de fé. Se assim é, uma pessoa com fé, não tem medo. E por que não teria medo? Porque esta pessoa tem certeza que Deus está cuidando e nada de mal vai acontecer.

Mas... quantas vezes temos medo sim! "Quer dizer que não temos fé?". Não é isso. Muitas vezes nossa fé é "minada" e nem percebemos. Ela é enfraquecida e nem nos damos conta. A pessoa com anemia só descobre que está com esta grave enfermidade quando algo explode (excesso de cansaço, de sonolência, de fraqueza e até um desmaio). Aí vai ver e descobre do que se trata. Tem que entrar numa dieta rica de ferro e até medicação, se for o caso. O mesmo ocorre com a nossa fé. Podemos ir enfraquecendo e nem perceber, até que algo grave acontece e a gente entra em pânico. Mas como na anemia, a fé também tem uma dieta severa que a pode revigorar.

Meu irmão e minha irmã, vamos rever o tamanho ou a quantidade de nossa fé. Precisamos descobrir uma maneira eficiente de alimentar a nossa fé, a ponto de conseguirmos enfrentar qualquer situação. Vamos fazer isso? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!