ESPERAMOS NO SENHOR: NOSSO AUXÍLIO E ESCUDO

image

' A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo. Pois nele se alegra o nosso coração; porquanto temos confiado no seu santo nome. Seja a tua misericórdia, Senhor, sobre nós, como em ti esperamos. '

( Salmos 33:20-22 )

Dando sequência ao texto de ontem, após o salmista falar que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem e que esperam em Sua misericórdia, ele conclui o Salmo trazendo para a sua vida pessoal e faz esta linda declaração, do texto acima. Podemos resumi-lo desta forma:

SIM, A nossa alma espera no Senhor;

SIM, Ele é o nosso auxílio;

SIM, Ele é o nosso escudo.

SIM, nEle se alegra o nosso coração;

SIM, porquanto temos confiado no seu santo nome.

Você prestou atenção no que está sendo falado após os SIMs acima? Fala de confiança. E o que é confiança? Confiança é a crença na integridade moral, na sinceridade, na lealdade, na competência, na discrição de outrem. Confiança é crédito ou fé em alguém. Esta é a definição do sentimento que temos por aquele nosso(a) melhor amigo(a). Não é mesmo? Podemos dizer ainda que confiança é a crença de que algo não falhará, de que é bem-feito ou forte o suficiente para cumprir sua função. Este é o sentimento que temos com, por exemplo, um carro novo. Na primeira volta, testamos sua velocidade, performance. Ninguém se preocupa se a fábrica, a concessionária revisou os freios. Simplesmente confiamos que está tudo bem.

O nosso nível de confiança em Deus tem que ser disso para muito mais. Aí eu pergunto: Como está, na verdade, o nível de confiança que estamos depositando em Deus?

O salmista conclui dizendo: 'Seja a tua misericórdia, Senhor, sobre nós, como em ti esperamos'. Novamente eu pergunto: Prestou atenção no COMO? O salmista pede que a misericórdia de Deus seja derramada COMO (na mesma proporção em que) em Ti esperamos. Deve haver SIM uma esperança e uma confiança de que a misericórdia do Senhor será aplicada sobre nossas vidas. Esta parte do Salmo trás sobre nós uma grande responsabilidade.

Não sei se você é do tipo de pessoa que gosta de filmes ou livros de mistérios (não de terror, mas de histórias cheias de perguntas, como os livros de Agatha Christie‎) onde ficamos o tempo todo querendo saber as respostas e no final, descobrimos que elas sempre estavam ali, disfarçadas, escondidas, à espera de alguém que quisesse verdadeiramente desvendá-las. Muitas vezes vejo a Bíblia, que é a Palavra de Deus, assim: cheia de histórias, alguns mistérios onde somos instigados a pesquisar. Só vai a fundo quem tem interesse e curiosidade. No meio destas pistas que Deus vai deixando aqui e ali, sempre somos estimulados a confiar nEle. Infelizmente, a maioria das pessoas, até cristãos sinceros, passa de largo e vai cuidar de outras coisas da vida.

Meu irmão e minha irmã, o segredo é a nossa confiança e fé em Deus. Pena que muitas pessoas perdem a oportunidade de se aprofundar em Deus e por isso mesmo, não descobrem como confiar nEle e receber a Sua misericórdia. Vamos rever nossa fé e confiança em Deus?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!