DEUS TUDO PODE

image

' Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. '

( Jó 42:1,2 )

Talvez o título pareça bem óbvio, mas o ponto alto não é este. E qual é então? O que eu e você achamos de Deus? Achamos que Ele tudo pode? Mudamos de ideia? Por que mudamos de ideia?

A coisa fica mais complicada quando repensamos o nosso conceito do agir de Deus, principalmente em relação a nós. Toda vez que estamos em apuros, em crise, corremos para Deus e clamamos por Seu socorro. Tem vez que Ele vem de imediato. Tem vez que demora. Tem vez que não vem. E é justamente nesta variação de tempo de resposta e do tipo de resposta que nós mudamos o nosso conceito em relação a Deus. Não é assim?

Como já citamos em outras meditações, Jó é o exemplo do sofredor que chega ao seu extremo. Perdeu tudo na vida: Perdeu seu negócio (empresa), perdeu boa parte dos empregados que morreram nos assaltos e em tragédias, perdeu seus filhos (que também morreram), perdeu sua esposa (que o abandonou) e perdeu sua saúde. E a fé? A fé oscilou. Ora estava firme e ora balançada. Foi questionado por seus amigos e até pressionado por eles. Ele se defendeu como pode. Mas chegou um momento que ele questionou Deus.

Eu particularmente acho completamente normal questionarmos Deus quando as coisas vão mal e não sabemos a razão. O problema não é questionar Deus. O problema é como questionamos Deus.

Em meditação que falei sobre o nosso relacionamento com Jesus, disse que temos que ter um nível de amizade, de confiança com Ele, a ponto de O conhecermos como dEle somos conhecidos. Lembra? Então, quando temos este nível de relacionamento, podemos nos sentir confortáveis em perguntar o 'POR QUE' das coisas.

No livro de Jó, a partir do capítulo 38, Deus e Jó tem algumas conversas. Há por parte de Jó questionamentos e ele coloca suas frustrações. Deus responde e coloca outras questões que Jó precisa pensar ou repensar. Chegamos finalmente no capítulo 42, onde diz: Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

Sim. Existem dois pontos extremamente importantes aqui: (1) Deus tudo pode, e (2) Nenhum de seus propósitos podem ser impedidos.

Não podemos perder isso de vista. Deus tudo pode porque Ele é o Todo Poderoso. Acima de tudo e de todos, ELE TUDO PODE. Mas o mais importante é que existe um propósito em tudo o que Deus faz e o que Deus não faz. Nem sempre entendemos isso e nem sempre aceitamos isso.

Quando estamos analisando a vida de Jó e vendo que o sofrimento dele teve um propósito maior, tudo bem. Quando analisamos a vida de José, de Davi, de Daniel e de tantos outros e vendo que o sofrimento deles teve um propósito maior, tudo bem. Mesmo que tudo o que passaram serviu de uma lição e motivação para nós. Mas quando o sofrimento é nosso, aí a coisa pega. Não temos interesse em sofrer para que nossa vida possa servir de exemplo e motivação para outros. E é nestes momentos que questionamos Deus.

Meu irmão e minha irmã, antes de nos desesperarmos, antes de nos rebelarmos, antes de sairmos falando coisas das quais possamos nos arrepender depois, vamos procurar saber diretamente na fonte, que é Deus, e perguntarmos o que pode estar causando nosso sofrimento. Afinal, seja o que for, ELE TUDO PODE, inclusive nos livrar destes sofrimentos. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web