A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA

image

' Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força. '

( Neemias 8:10 )

Usa-se muito esta frase nos cultos e em posts das redes sociais: A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA. Mas será se estamos entendendo o que realmente isto significa?

Vamos voltar um pouco no tempo. O povo de Israel tinha sido levado para a Babilônia no período de Nabucodonozor. A história denomina de exílio na Babilônia ou cativeiro na Babilônia. Diferente do que ocorreu no Egito (Lá eles foram escravizados. Em Babilônia eles tinha direito de trabalhar, montar seus negócios, tocar a vida. Só não podiam voltar para a Israel.). Na época de Esdras, um grupo (com a permissão do rei) retornou para Jerusalém e alguns anos depois, outro grupo com Neemias. Estes dois foram personagens importantes para a reconstrução dos muros, do templo, da cidade e até mesmo para a reconstrução da vida social e religiosa dos moradores de Jerusalém e região.

Com a obra realizada e o povo pronto, Neemias chamou Esdras, que era sacerdote e escriba, para ler ao povo a Lei do Senhor e, assim, lembrá-lo dos preceitos de Jeová, que eles tinham esquecido no cativeiro; também para ensinar os que nasceram em terra estranha o que nunca ouviram ou conheceram do verdadeiro Deus e da história de Israel. Ouvindo tudo, choraram e se arrependeram dos seus pecados e do pecado de seus pais.

Neste momento, Esdras e os levitas passaram entre o povo e disseram as palavras do texto de hoje: "Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força."

Duas coisas quero destacar do texto de hoje:

(1) Aquele era um momento de festa, por conta da reconstrução da vida social e religiosa. As ofertas oferecidas no altar, após o rito sacerdotal, eram para ser repartidas entre todos, inclusive com aqueles que nada tinham. Todos deveriam participar da festa. Era de se esperar que a confrontação com a Palavra de Deus, fizesse com que o povo olhasse para si, se arrependesse. Tal arrependimento levou ao choro sim. Mas a alegria deveria acontecer porque havia o perdão de Deus. Esta é a alegria DO HOMEM por receber o perdão de Deus.

(2) Quando é dito: "porque a alegria do Senhor é a vossa força", esta alegria é DO SENHOR e não a nossa. Deus se alegra com o reconhecimento de pecado e a consequente confissão, que leva a uma mudança de vida. Deus se alegra quando cada pecador entende a mensagem de salvação, se arrepende, confessa seus pecados e muda de vida. Esta ALEGRIA DO SENHOR é derramada sobre nós e nos renova a força. Esta força vinda de Deus nos capacita para a caminhada de fé que vamos enfrentar a partir deste nosso compromisso com Ele.

Meu irmão e minha irmã, não podemos confundir estas duas alegrias. Devemos diariamente nos confrontar com a Palavra de DEUS e nos alinharmos com a Sua vontade. Ao deixarmos Deus alegre com nosso posicionamento diante dEle e da vida, vamos sentir nossas forças revigoradas e assim poderemos prosseguir em nossa caminhada cristã. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web