OS OLHOS DO SENHOR ESTÃO SOBRE OS JUSTOS

image

' Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. '

( 1 Pedro 3:11,12 )

Não sei se existe sensação pior para um cristão sincero do que orar, pedir a Deus um socorro, um livramento e não ouvir uma resposta.

Geralmente quando isso acontece, pensamos que Deus pode estar triste conosco porque cometemos algum pecado. Se pensamos assim, fazemos um check-up pessoal e lembramos de alguns pecados e pedimos perdão (mesmo que já o confessamos antes, mas na dúvida, pedimos perdão novamente). E por que fazemos isso? Porque queremos ter certeza de que nada vai atrapalhar a resposta de Deus para resolver nosso problema. Você já passou por isso?

O apóstolo Pedro nos dá 4 dicas: (1) APARTAR DO MAL, (2) FAZER O BEM, (3) BUSCAR A PAZ e (4) PRATICAR A PAZ. Vejamos então:

(1) APARTAR DO MAL: Todo cristão precisa viver isso de forma tão natural como o é para respirar, para se alimentar, para trabalhar, etc etc. Há na Bíblia muitos exemplos de homens e mulheres que se autodestruíram por não fugirem do mal, ou seja, deliberadamente se deram ao pecado. Ora, Paulo com muita convicção afirma veementemente que o salário do pecado é a morte (Rm 6.23). Então, entendemos perfeitamente que o mal destrói grandemente a vida, prejudica ou rouba fatalmente a nossa felicidade. A Bíblia aconselha a fugir da aparência do pecado: Fugi de toda a aparência do mal. (I Ts 5.22). Interessante: A recomendação não é só para fugir do mal, mas de toda a aparência do mal.

(2) FAZER O BEM: Quem é de Deus faz o bem, porque faz o que lhe é próprio de sua nova natureza. E faz o bem porque sabe que isto agrada a Deus. Jesus nos resgatou para sermos novas criaturas, pessoas de paz que são sal e luz para este mundo em trevas. Olha o que Jesus disse: "Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". (Mateus 5:16). E Paulo também disse: "E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos". (Gálatas 6:9).

(3) BUSCAR A PAZ: Imagine uma casa que tenha um alicerce fraco, vigas podres e um telhado vergado. Estaria disposto a mudar-se para ela e torná-la seu lar? É provável que não. Mesmo uma nova demão de tinta não mudaria o fato de que a casa não tem boa estrutura. Mais cedo ou mais tarde, é provável que caia. Qualquer relacionamento de paz que não for baseado na Palavra de Deus pode ser comparado a esta casa. Mais cedo ou mais tarde, vai ruir.

(4) PRATICAR A PAZ: Paulo nos diz: "Se possível, no que depender de vós, sede pacíficos para com todos os homens". (Rm 12:18). Não basta procurar a paz: Precisamos praticá-la.

Pedro nos dá estas dicas e conclui dizendo que os olhos do Senhor estão sobre todos os justos, ou seja, sobre todos aqueles que assumiram um compromisso com Ele. Quem não tem compromisso com Deus faz o que lhe dá na telha (como se diz). Mas o justo não é assim. O justo pratica a Palavra de Deus. E qual o resultado? OS OUVIDOS DO SENHOR ESTÃO ATENTOS ÀS ORAÇÕES DO JUSTO. Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.

Meu irmão e minha irmã, a vida cristã é uma prática diária. Não é só o ir nos cultos semanais e dar dízimos e ofertas. Muitas pessoas se acomodam com isso. A vida cristã é um compromisso com Deus. O nosso lado desse compromisso é praticar a Palavra de Deus. O lado de Deus desse compromisso é ouvir as nossas orações. Vamos praticar a vida cristã com todo o nosso empenho? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web