OS 3 TIPOS DE REAÇÕES DIANTE DA CALAMIDADE

image

' Então saiu Satanás da presença do Senhor, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza. Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre. Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que tinha vindo sobre ele, vieram cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita; e combinaram condoer-se dele, para o consolarem. E, levantando de longe os seus olhos, não o conheceram; e levantaram a sua voz e choraram, e rasgaram cada um o seu manto, e sobre as suas cabeças lançaram pó ao ar. E assentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande. '

( Jó 2:7-13 )

A história de Jó é uma das mais conhecidas da Bíblia. Foi uma pessoa que perdeu tudo o que tinha: Seus negócios (ele era um empresário empreendedor), muitos empregados e todos os filhos foram mortos. Por fim, ainda ficou doente, com o corpo cheio de úlceras malignas. Naquela época não tinha pomadas e remédios como temos hoje. O texto diz que ele estava assentado no meio do quintal, no meio das cinzas (era costume daquela época quando alguma desgraça acontecia, a pessoa rasgava as roupas e jogava cinzas sobre sua cabeça. No caso de Jó ele estava assentado no meio das cinzas).

Em meio a tudo isso, o que acontece? A sua mulher arruma as malas, diz a ele para amaldiçoar a Deus e morrer. Ela já estava de partida. Na sequência, 3 amigos de Jó, sabendo do ocorrido, vem cada um de sua cidade até a casa de Jó. De longe, ao vê-lo não o reconheceram. Imagino que o estado físico de Jó estava tão deplorável que estava irreconhecível. Eles se assentam junto de Jó e ficam 7 dias e 7 noites ali, calados, apenas chorando, porque a dor de Jó era muito grande.

Provavelmente nenhum de nós passou por uma desgraça tão grande como o que aconteceu com Jó. Mas com certeza todos nós vivemos situações muito complicadas e vivemos nossa porção de sofrimento nesta Terra.

Quero analisar no texto de hoje 3 tipos de reações diante da calamidade:

1- CONVENCIDO. Convencido é aquele que congrega em alguma igreja, faz parte de algum ministério, pode até ser batizado e faz suas contribuições com frequência, como todos os demais. Mas lhe falta uma experiência genuína com Deus. Esta pessoa está na igreja porque foi convidada para algum evento, gostou do que aconteceu, gostou das pessoas e resolveu ficar. Ela se convenceu dos discursos, das pregações e resolveu fazer parte daquele grupo. O problema do convencido é que, quando a calamidade chega, não tem profundidade na fé para crer que Deus pode ou vai fazer alguma coisa. Ela se desespera, grita, chora e não vê Deus, por isso, prefere amaldiçoar a Deus porque Ele não fez nada, não impediu a desgraça ou calamidade de chegar até sua vida. Fala mal dos demais daquele grupo e cai fora. A mulher de Jó é uma excelente representante deste grupo de pessoas.

2- RELIGIOSO. Religioso é uma pessoa que também congrega em alguma igreja, com certeza faz parte de algum ministério e pode até ser líder ou pastor. Participa das reuniões, conhece bem a Bíblia e geralmente prega e ensina com desenvoltura. Todos se impressionam com seu conhecimento. Está sempre disposto a ensinar os outros a como ter uma vida melhor com Deus. O problema do religioso é que, quando a calamidade chega, não tem profundidade na fé com Deus. Conhece muito da Bíblia. Tem muitos textos decorados. Sabe tudo das histórias e dos personagens bíblicos, mas não tem experiência séria com Deus. Quando a calamidade é na vida dos outros, são os primeiros a visitar e não perdem tempo em diagnosticar o ocorrido. Com certeza aquela desgraça aconteceu por causa do pecado que a pessoa cometeu. Se você ler os primeiros capítulos do livro de Jó vai ver que foi exatamente isso o que aqueles amigos fizeram. Mas falaram muita besteira. Conheciam muito bem a teologia da época, mas quase nada de Deus. Os amigos de Jó representam muito bem o grupo dos religiosos.

3- CONVERTIDO. Convertido é uma pessoa que teve uma verdadeira experiência com Deus. Entendeu a mensagem do Evangelho, entendeu seu papel de pecador e as consequências disso. Entendeu o amor de Deus e do sacrifício de Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Aceitou de bom grado este amor de Deus e o sacrifício de Jesus e resolveu ter uma vida de dedicação e obediência aos mandamentos de Deus. Como qualquer pessoa, está sujeito a viver suas crises e calamidades. Mas diante disso tudo, mesmo sem entender, mesmo que clame a Deus, mesmo que chore e até se desespere, lá no fundo, entende que alguma coisa está acontecendo que ele não sabe, mas que Deus está no controle de tudo e no momento oportuno Deus há de se levantar e o socorrer. O convertido não aceita se render diante da calamidade sem acreditar que Deus o salvará. Não entende, não vê, mas mesmo diante das muitas lágrimas, ainda espera o socorro de Deus. Pode ser considerado um louco pelos outros, mas o convertido mesmo sem forças, clama a Deus e espera pelo livramento. Não é fácil a vida do convertido. Jó representa muito bem este grupo.

Meu irmão e minha irmã, mais uma vez eu conclamo a todos nós para repensar o nível de nosso compromisso com Deus. Se não estamos bem certos de qual grupo fazemos parte, vamos pedir a Deus que nos ajude a sermos verdadeiros convertidos, que tem experiência real com Ele. Porque se assim for, se acontecer alguma calamidade em nossa vida, no final vamos ser vitoriosos. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web