DIGA O FRACO: EU SOU FORTE

image

' Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte. '

( Joel 3:10 )

Durante muitos anos vi pessoas boas, piedosas, frequentadoras assíduas dos cultos e da Escola Dominical, que quando estavam em alguma crise, seja emocional ou de saúde, e diante do texto acima, diziam: 'Eu não posso mentir. Se eu estou doente, como posso dizer que estou bem?' Ou: 'Se eu estou passando por esta crise, como posso dizer que estou bem?'.

Não havia explicação suficiente para fazê-las entender o que o texto estava dizendo. Esta não é uma declaração positivista.

Em primeiro lugar a fala é do Senhor Deus, através de uma profecia que estava enviando por Joel. Não vou entrar agora nos detalhes do contexto histórico, mas apenas reforçar que Israel estava enfraquecido por conta do período em que tinham passado no exílio em Babilônia e agora, de volta em sua terra, estavam reconstruindo tudo de novo, dos escombros, de uma terra abandonada por mais de 70 anos.

Como encontrar forças para reconstruir aquele que já tinha sido um país próspero? Como reconstruir o Templo de Salomão que tinha sido um ícone e referência entre as nações mais ricas do mundo? Como reconstruir uma glória já extinta, com nada nas mãos?

Mas apesar de toda a pobreza financeira, havia naqueles dias uma pobreza emocional e espiritual. Haviam aqueles que reconheciam que o tempo do exílio foi em decorrência do pecado da nação de Israel. E olha que Deus havia avisado o que aconteceria se o povo não se arrependesse. Se arrependeram? Não. Mas tinha muita gente que não entendia aquele sofrimento todo.

Em meio a tudo isso, Deus vem e dá uma palavra ao seu povo. Ele faz uma promessa de justiça contra todos os que fizeram mal ao Seu povo. Mas ao mesmo tempo, Deus também pede para o povo se recompor emocional e espiritualmente. Eles precisavam crer que dias melhores estavam por vir. Que Deus, o Senhor, estava com Seu povo e lhe fortaleceria.

Quando Deus diz transformai as enxadas em espadas e as foices em lanças, era uma maneira de dizer-lhes: Preparem-se para lutar. Nem sempre as nossas lutas são físicas contra outras pessoas. Mas todos os dias precisamos lutar contra as situações e dificuldades da vida, contra a falta de dinheiro, contra o desemprego, contra a falência, contra o desânimo, contra a tristeza e contra a falta de esperança.

Quando Deus diz diga o fraco eu sou forte, era uma forma de incentivar o que se sentia fraco a crer que era possível. Quantos de nós já desistiu de alguma coisa por se sentir fraco demais para enfrentar determinado desafio? Quantos de nós já desistiu de ir em determinado evento, mesmo familiar, por se sentir tão pobre e desajeitado e não teve coragem de enfrentar os demais familiares ou amigos?

Meu irmão e minha irmã, todos nós passamos por um momento ou outro que nos sentimos fracos demais, desanimados demais, envergonhados demais e não queremos ver ninguém, enfrentar ninguém, falar com ninguém. Mas há uma palavra de Deus que nos fortalece.

O texto de hoje é para quando estivermos nos sentindo tão enfraquecidos e desanimados. Podemos até olhar para nossa fraqueza, mas devemos olhar para a força do Senhor e nos apropriar da Palavra dEle e dizer: EU SOU FORTE, PORQUE É O SENHOR DEUS QUE ME FORTALECE. Vamos viver esta Palavra hoje?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web