O QUE FAZER QUANDO DEIXAMOS DE ACREDITAR NA VIDA?

image

' Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso. Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas. Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? '

( Juízes 6: 11-14 )

Mais uma vez acredito que a maioria de nós já viveu momentos tão difíceis que começamos a desacreditar na vida. Passamos por aquela sensação que não importa o que fizermos: Nada vai dar certo. Você já passou por isso? Eu já.

Olho o texto de hoje e vejo uma nação subjugada por um inimigo impiedoso e sem compaixão. Se você ler o início do Capítulo 6 vai ver que os Midianitas, os Amalequitas e outros povos, de tempos em tempos, invadiam as terras de Israel. Faziam isto na época da colheita. Os Israelitas plantavam e aqueles inimigos avançavam quando chegava a época da colheita. Eles não matavam as pessoas: Destruíam suas plantações e seus animais. Desta forma, o povo de Israel ia morrendo aos poucos, de fome.

Em um belo dia, estava Gideão malhando trigo, numa caverna, escondido, para que os Midianitas não soubessem. Foi sua estratégia para sobreviver. Vamos de novo: Num belo dia, aparece o Anjo do Senhor a Gideão e lhe faz uma saudação: O Senhor é contigo, homem valoroso. Gideão não ficou lisonjeado com aquelas palavras. Não ficou vaidoso, se achando. Nem agradeceu o elogio. Foi logo dizendo: Se o Senhor é conosco, por que tudo isto está acontecendo?

Gideão representa uma parcela da população daqueles dias que não acreditava mais na vida, em milagres, em solução para seus problemas. Ele, como os demais, iam vivendo, esperando o dia que a morte chegasse. Não havia esperança.

Nossa história hoje pode ser bem diferente, mas as dificuldades podem nos dar uma surra tão forte, que podemos perder a esperança e não acreditar que um dia haverá resposta ou solução para nossos problemas.

Gideão desabafou toda sua angústia e descrença. Mas naquele momento, havia uma Palavra do Senhor sobre sua vida e aos poucos ele foi se convencendo disso. Até que finalmente ele percebeu que foi o próprio Senhor que estava falando com ele.

Hoje nós temos a Palavra de Deus, que é a Bíblia. Ela fala conosco. Mas tem muita gente que prefere procurar outras pessoas que julga ser mais espiritual e que tem mais intimidade com Deus. Pedem para estes tais DAR UMA PALAVRA ou uma orientação do que fazer. Tem aqueles que abrem a Bíblia aleatoriamente e ESPERAM ACHAR UMA PROMESSA.

Eu creio com todo meu coração que Deus continua falando conosco hoje. Mas creio também que devemos nós mesmos buscar esta intimidade com Ele. A Palavra de Deus diz que Ele não rejeita quem o procura.

Meu irmão e minha irmã, se você está vivendo um momento complicado na vida e está se sentindo perdido, sem solução, desanimado mesmo e sem esperança, te aconselho a ler a Bíblia, com calma e vá lendo até sentir que Deus está falando contigo através de algum texto. Quando sua alma arder e você sentir que é Deus falando, creia, tome posse daquela Palavra e vá em frente. Não sabe por onde começar? Leia os Salmos. Leia os Evangelhos. Leia a partir de Gênesis e vai indo, com tranquilidade mas com fé, na certeza de que, da mesma forma como Deus falou com Gideão (e se você ler a história dele depois, vai ver que ele venceu os inimigos e libertou Israel) Ele (Deus) vai falar com você e vai te dar vitória também. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web