DEUS OUVE E LIVRA OS QUE CLAMAM A ELE

image

' Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. '

( Salmos 34:17 )

A maioria das pessoas em algum momento da vida clama a Deus, pedindo socorro, pedindo uma intervenção, pedindo uma orientação ou uma solução para algum problema. Nem sempre a resposta vem de imediato. Algumas vezes demora muito e ficamos entristecidos, porque a resposta não chegou.

Cada pessoa tem sua própria maneira de lidar com uma negativa de Deus ou com o silêncio de Deus. Tem aqueles que, de imediato, pensam que Deus está resolvendo algo em sua vida, para poder dar a resposta positiva. Outros acham que precisam fazer algo, consertar algum caminho ou confessar algum pecado, para que Deus venha a dar a resposta positiva. Tem aqueles que concluem que não importa o que se faça, por já terem cometido tantos pecados, não vai ter resposta de Deus. E há aqueles que sempre duvidaram de Deus, mas, no momento da dor, resolveram arriscar e fazer uma oração, para depois, pela falta de resposta, só confirmar que Deus não existe mesmo. São mais ou menos estas as possíveis EXPLICAÇÕES que cada um tem para suas "NÃO RESPOSTAS DE DEUS".

O salmista declara que o SENHOR OUVE. Sim, o Senhor Deus ouve todas as pessoas. Mas os justos quando clamam, Deus os livra de todas as suas angústias.

Temos que prestar atenção em duas questões neste pequeno versículo:

(1) Deus livra de todas as angústias. Mas não diz se o livramento é de imediato. Só diz que Deus livra das angústias. Sabe, quando a resposta demora, é aí que a nossa fé tem que entrar em ação. A fé básica é aquela de crer que Deus vai ouvir e responder. Mas a fé precisa ser reforçada para que, mesmo demorando, creiamos que a resposta virá. Temos dificuldade de entender isso. Compreendemos com facilidade que um profissional para ser devidamente formado, precisa investir tempo, paciência, determinação, no aprendizado e na prática de sua profissão, até chegar ao nível de competência. Entendemos com facilidade que um esportista ou músico, precisa investir muito, mas muito tempo no treino de sua arte, até chegar ao ponto de se tornar exímio naquela atividade e conquistar o respeito e admiração dos demais. Mas quando se trata da fé, queremos tudo no estilo miojo: em 3 minutos está pronto. Não pode ser assim. Se nas questões desta vida precisamos investir tempo, dedicação, paciência e perseverança, não devemos ser muito mais intensos nas questões espirituais?

(2) Os justos clamam e Deus ouve. Se tem um assunto complicado para se discutir é este que envolve a questão do JUSTO. Quem é justo? Por falta de entendimento, tem muita gente discutindo isso, se achando justo e provocando irritação naqueles que foram designados pelos justos de não justos. Aí a confusão explode. Só existe um padrão para se definir quem é ou não é justo. E este padrão é o padrão de Deus. Justo é aquele que crê em Deus e em Sua Palavra e por isso mesmo, pratica aquilo que Deus tem ensinado em seus mandamentos e ordenanças. Preste atenção: Não basta dizer que CRÊ EM DEUS. É necessário PRATICAR A PALAVRA e praticar a Palavra é muito mais do que ser um bom e respeitável membro de igreja.

Como já disse estes dias, nós olhamos a aparência das pessoas, por seus comportamentos ou palavras. Podemos enganar e sermos enganados. Mas Deus olha o coração. Então, julgar alguém como justo ou não justo, porque ele faz parte deste grupo religioso ou porque não faz parte daquele outro grupo religioso, é um caminho muito perigoso. Só Deus realmente sabe quem é e quem não é. Não cabe a nós julgarmos os outros. Devemos julgar a nós mesmos. E se acharmos que estamos em falta, vamos correr para Deus e corrigir nossos caminhos.

Meu irmão e minha irmã, vamos crer na Palavra de Deus, sabendo que os justos clamam, que Deus os ouve e que há de livrar a estes de todas as suas angústias. Se a resposta está demorando, vamos nos firmar mais ainda na fé e na busca do Senhor, confiando em Sua Palavra. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web