PRECISAMOS ENTENDER E CONHECER A DEUS

image

' Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor. '

( Jeremias 9:23,24 )

Como é interessante o comportamento humano: Como nos gloriamos ou nos vangloriamos naquelas coisas que achamos que temos a mais que os demais. Quem tem dinheiro, se vangloria e despreza quem não tem. Quem tem mais diplomas se vangloria disso e despreza quem não tem. Quem venceu um concurso se vangloria e despreza quem não venceu. Quem tirou uma selfie com algum famoso se gloria disso e despreza quem nunca conseguiu tal feito. Não é assim?

O profeta Jeremias toca neste assunto. Então, este comportamento é antigo e já foi denunciado há quase 600 anos antes de Cristo. Como é triste esta maneira de alguém se portar e querer crescer em cima da fraqueza ou fragilidade das demais pessoas. Nem todo mundo conseguiu completar os estudos em uma Faculdade. Nem todo mundo conseguiu montar seu próprio negócio e prosperar. Nem todo mundo conseguiu comprar um carro zero. Quem conseguiu estas e outras coisas não tem o direito de desprezar ou ridicularizar quem não conseguiu.

Deus, através do profeta Jeremias dá um recado para estas pessoas, dos tempos antigos e dos tempos atuais: Não faça isso. Não se glorie com as coisas que tem ou que conquistou. Quer se gloriar? Glorie-se em ENTENDER e CONHECER AO SENHOR. Sabe por quê? Porque Deus faz beneficência, juízo e justiça. E o que significa cada uma destas coisas?

Beneficência é a ação de quem faz o bem; comportamento da pessoa que busca ajudar ou fazer bem ao próximo; bondade. Deus faz beneficência para com todos, até para quem não merece. Nós só queremos ajudar quem julgamos merecedor. Uma pessoa que julgamos ser ruim, se está passando por uma dificuldade, é bem capaz que falaremos: Bem feito. Não é assim que a maioria de nós age? Mas Deus faz o seu Sol passar sobre todos: Bons e maus. Ele faz com que a Sua chuva caia sobre todos: Bons e maus. Verdadeiramente Deus é bom.

Juízo é o ato ou ação de julgar, avaliar e tirar conclusões a partir da comparação de diferentes situações ou pontos de vista. Juízo também pode representar a qualidade de quem age com prudência, de modo responsável e consciente de suas ações. Deus tem esta capacidade de julgar entre duas situações. Nós julgamos pela aparência. Muitas vezes favorecemos aquele que fala bonito, que parece ser bom. Mas Deus conhece o coração. Ele não se deixa levar pela aparência ou por palavras persuasivas. Ele pode julgar com equidade.

Justiça é a particularidade do que é justo e correto, como o respeito à igualdade de todos os cidadãos, por exemplo. A Justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais. Deus é justiça por natureza, mas Ele também pratica a justiça. Todos os seus atos são medidos e baseados em justiça.

Meu irmão e minha irmã, como é maravilhoso o ENTENDER e o CONHECER o nosso Deus. Tem gente que quer entender Deus pela lógica, pela filosofia e até pela religião. Para se entender, precisamos primeiro conhecer. Quando conhecemos alguém temos a capacidade de entender porque tal pessoa se comporta de tal maneira. Quando não conhecemos, corremos o risco de não entendê-la, de julgá-la e até de condená-la. Mas quando a conhecemos, entendemos seu jeito de agir. Por isso Deus nos convida a ter um relacionamento com Ele a ponto de entendê-lo e conhecê-lo. Vamos aceitar este desafio de Deus? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web