O QUE É E COMO PROFETIZAR

image

' A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. '

( Provérbios 18:21 )

Existem muitas dúvidas sobre PROFETIZAR e por isso mesmo, tem muita gente ensinando e praticando errado. Vamos então entender esse assunto e para isso, vamos dividir em dois pontos: (1) PROFECIA e (2) PALAVRA PROFÉTICA.

PROFECIA é por sua natureza o revelar aquilo que Deus disse ou está dizendo. Nos relatos bíblicos, vemos muitos profetas se dirigindo ao povo, ao rei ou a outra pessoa ou autoridade dizendo: ASSIM DIZ O SENHOR. E completa com as Palavras de Deus, ditas especificamente para este ou aquele.

PALAVRA PROFÉTICA é aquilo que declaramos a favor de alguém ou de nós mesmos, tendo como base um texto bíblico, com o intuito de abençoar. Esta Palavra Profética é o desejo de alguém sobre algo ou alguma situação. Tem muita gente hoje dando Palavra Profética e dizendo que é Profecia.

Podemos proferir Palavra Profética e esperar que o Senhor Deus realize? Sim, desde que esteja de conformidade com a Palavra de Deus.

O texto de hoje diz que a morte e a vida estão no poder da língua, ou seja, aquilo que declaramos pode se transformar em vida ou morte. Por isso temos grande responsabilidade com tudo o que falamos.

Quando olhamos para o texto de ontem, detectamos que existem áreas mortas ou morrendo (nosso Vale de Ossos Secos) e sabendo que a Palavra de Deus declara que Ele deseja o nosso bem (Deuteronômio 28:2 e Jeremias 29:11 estou citando apenas estes dois, mas existem inúmeros textos com o mesmo sentido), podemos sim declarar estes textos sobre nossa vida (ou de outra pessoa) e sobre determinada situação.

Vou usar um exemplo: Uma irmã tem um marido que é alcoólatra. Isto causa muito sofrimento para ela e os filhos. Ela deseja ver este quadro mudando em sua vida. Mui provavelmente eles já brigaram muito. Com certeza ela já deve ter chorado muito. E é de esperar que ela tenha orado muito também. Mas é de se compreender que esta irmã já tenha desejado até acabar com este casamento e nem sempre disse coisas boas dele e para ele. Como reverter esta história? Ela pode encarar toda sua experiência de uma maneira diferente. Ela pode declarar o que está em Josué 24:15b: 'eu e a minha casa serviremos ao Senhor'. De repente ela assume outra forma de enxergar a sua vida e começa a profetizar (Palavra Profética com base na Palavra de Deus) o marido que ela deseja que ele se torne para que toda sua família (casa) possam servir ao Senhor. E ela começa a fazer isso todos os dias.

Com uma perspectiva nova, sua oração (Palavra Profética com base na Palavra de Deus) muda e consequentemente a maneira como ela o trata também será diferente. Ela deixa de lado a tristeza que tanto a perturbou e começa a vislumbrar a alegria do marido mudado e tudo que vai mudar também em sua casa.

Entende como você pode usar a Palavra Profética com base na Palavra de Deus? Este princípio serve para qualquer situação.

Meu irmão e minha irmã, voltemos ao que falamos ontem: Qual área ou quais áreas da tua vida está parecendo um Vale de Ossos Secos? Comece a profetizar vida nova sobre estas situações. Leia a Bíblia e quando um determinado texto se iluminar aos teus olhos como VIDA para alguma área danificada, estragada do teu dia a dia, então, profetize esta Palavra e creia que Deus há de dar vida sim ao teu Vale de Ossos Secos. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web