DEUS É NOSSO SOL E ESCUDO

image

' Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão. '

( Salmos 84:11 )

Acho muito bonito o jeito poético que os Salmos são construídos. Mas a poesia é só na forma da composição das frases, porque o fato que está por trás das letras é algo muito real. Todo Salmo é resultado de alguma experiência vivida.

No texto de hoje, o salmista declara que Deus é um SOL. O que significa o Sol na nossa existência? Muito. O Sol não é apenas um astro luminoso que passa por sobre nossas cabeças diariamente. O Sol é responsável pela fotossíntese. E o que é isso? As plantas capturam a energia solar e transforma o gás carbônico em oxigênio, que é a matéria prima de nossa respiração. Sem oxigênio, não existiria vida neste planeta Terra. Mas de uma maneira poética, podemos dizer que o Sol é nosso amigo, pois todos os dias, chovendo ou não, ele se manifesta para os habitantes da Terra. E Deus? Da mesma forma, todos os dias Ele nos visita e é responsável por nossa existência.

O salmista continua dizendo que Deus é um ESCUDO. E para que serve o escudo? É uma das armas do soldado que se classifica na categoria de defesa. Tem as armas de ataque e as de defesa. Com o escudo o soldado se defende dos ataques do inimigo. E Deus? Da mesma forma, Ele nos defende dos ataques de nossos inimigos, sejam eles espirituais, humanos, doenças, tragédias, entre tantos outros.

E o que mais o salmista declara? Que Deus dará GRAÇA. Trata-se de um favor que se dá ou se recebe. Uma dádiva. Em termos espirituais é aquele ato de Deus a favor do homem, mesmo que este não mereça. Deus nos dará da Sua GRAÇA de graça.

Mas o salmista diz ainda que Deus dará GLÓRIA. O que é isto? Glória é uma espécie de fama que um herói alcança por seus feitos. Este herói é aclamado, apreciado pelas pessoas. Neste caso é Deus que dará Glória para algumas pessoas. Que tipo de pessoas? Deus faz acepção? Dará de Sua glória para uns e para outros não? Qual o critério de avaliação ou escolha? Calma. O salmista responde: 'não retirará bem algum aos que andam na retidão'. Está aí para quem Deus há de fazer tudo isso. Para aqueles que andam em retidão.

Muitas pessoas reclamam de Deus por abençoar uns e outros não. Acham que Deus é injusto ou que tem seus 'preferidos'. Mas em lugar algum da Bíblia há um mínimo de possibilidade disto acontecer. Todas as promessas de Deus se dirigem para aquele que crê ou que se comporta de forma correta, conforme o padrão de Deus.

Meu irmão e minha irmã, confiemos em Deus, nosso Sol e nosso Escudo, que nos defende dos inimigos e que diariamente no concede de Sua Graça e Glória, e ainda de quebra, promete não deixar faltar bem algum. Deus é ou não é tremendo?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web