PLANEJAR ANTES DE AGIR

image

' Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. '

( Lucas 14: 28-30 )

Alguém aqui gosta de passar vergonha? Não? Eu sei que não gosto e faço de tudo para evitar, se puder.

Jesus neste texto está querendo ensinar uma grande lição: sabedoria em tudo que se faz. Ele conta uma parábola, de forma direta aos seus ouvintes, fazendo-os se sentirem dentro dela. Começa dizendo: Qual de vós...

Sim, qual de nós, querendo entrar em um empreendimento, grande ou pequeno, para si mesmo, para os de casa ou para os de fora, seja para dar ou vender, tipo: um almoço, um lanche, uma sobremesa para o encontro de família, montar um negócio, comprar um carro ou qualquer outra coisa. Sim, qual de nós, querendo fazer este algo, não vai primeiro calcular se pode fazer, se tem dinheiro para fazer, se tem os ingredientes para fazer, se tem o conhecimento para fazer, e tantas outras perguntas que precisam ser respondidas, antes de iniciar a empreitada?

Qual de nós, aceitaria o desafio de participar de uma maratona, de 5, 10 ou 15 kms, sem antes ter certeza que dará conta do recado? Qual de nós, iniciaria um projeto social, tipo: distribuir 500 marmitex para os moradores de rua, sem antes saber se existem estes 500 moradores de rua, ou quanto de material precisa para se preparar estas 500 marmitex, ou qual a logística para se distribuir as mesmas?

Jesus diz que se alguém se propõe a fazer algo, deve primeiro planejar, ver as variáveis, calcular as circunstâncias, saber o que é necessário para se chegar no final daquela empreitada. Do contrário, esta pessoa vai passar vergonha. As outras pessoas vão ficar sabendo daquela história e vão comentar, vão rir, vão escarnecer. E quem tentou fazer algo e não conseguiu, corre o risco de passar uma vergonha tamanha, da qual pode não se recuperar.

Meu irmão e minha irmã, vamos aprender esta lição com Jesus. Na próxima vez que nos envolvermos em algum projeto, vamos nos certificar de que daremos conta do recado. Se não pudermos fazer sozinhos, é melhor pedir ajuda, mas o importante mesmo é concluir a tarefa. Assim, no final de tudo, nós e os que virem o resultado, estaremos alegres com o que foi realizado. Amém.

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web