ENFRENTANDO O MEDO E VENCENDO

image

' No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. '

( I João 4:18 )

Todos nós conhecemos os efeitos do medo. Creio que não fomos atormentados apenas uma ou outra vez pelo medo. Assim sendo, vamos falar um pouco deste que vou considerar mais um de nossos inimigos e que precisa ser vencido de uma vez.

Existem vários tipos de medo. Alguns deles são legítimos. Mas muitos outros são imaginários. Alguns podem ser classificados de irracionais. Podemos ter medo de coisas presentes, que estão acontecendo agora ou de situações futuras. Seja como for, em qualquer classificação que alguém venha nomeá-lo, o medo continua sendo um atormentador.

Felizmente, como cristãos, a Bíblia nos declara que não precisamos ter medo. O grande "porém" é que mesmo lendo a Palavra de Deus, mesmo procurando vivê-la, ainda sofremos com o medo. O que fazer quando temos medo? Como vencê-lo?

O Apóstolo João dá-nos uma receita que num primeiro momento até parece simplória e insensível, mas não é. Ele diz que o perfeito amor lança fora o medo e que quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. Mas o que ele está querendo nos dizer?

Lembre-se que João escreveu estas declarações no final no primeiro século, quando os cristãos de várias partes do império estavam sendo perseguidos, presos, torturados e mortos. Era óbvio que aqueles cristãos estavam com medo. Assim sendo, João estava dizendo que aquele momento de sofrimento era devido à fé em Cristo Jesus. Eles estavam sendo perseguidos e mortos por causa de seu testemunho. Os cristãos não deveriam ter medo dos seus inimigos porque o testemunho da fé seria maior do que toda a força que tentasse os aniquilar. Nem a morte poderia calá-los. O seu testemunho perduraria após uma possível morte.

João encoraja os cristãos daqueles dias para que continuassem firmes e confiantes em Deus. Muitos foram livres da morte de modo milagroso. E qual seria a palavra para nós hoje? A mesma. Nós brasileiros não estamos neste presente momento sofrendo o mesmo tipo de perseguição. E quem as sofre, é num nível menos intenso. Tem até alguns países que perseguem e matam os cristãos. As notícias correm pelas mídias, mas nós aqui temos vivido um tempo de liberdade religiosa. Mas sofremos outros tipos de medos. E medo é medo.

Assim sendo, a palavra de João continua viva e atual para nós. Devemos confiar em nosso Deus Pai e Jesus Cristo Nosso Senhor, que tem cuidado de cada um de nós. Devemos compartilhar com eles nossas preocupações, ansiedades e medos. Confiar que a Palavra de Deus continua viva e que Ele vai cuidar de nós.

Meu irmão e minha irmã, se fizermos isso, vamos ver o medo sendo derrotado diante de nossos olhos. Vamos sentir o poder miraculoso de Deus nos protegendo de todos os nossos inimigos, inclusive o medo. E vamos glorificar e testemunhar dos livramentos. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web