SERVIR AO SENHOR COM ALEGRIA

image

' Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. '

( Salmo 100:2 )

Estou continuando a meditação neste Salmo 100. Hoje o destaque é o SERVIR COM ALEGRIA.

Ao longo dos anos, encontrei muitas pessoas que serviam suas igrejas e era comum a reclamação sobre o que se fazia, ou sobre a liderança, ou sobre o próprio grupo. Era um serviço sem alegria.

O que quero destacar aqui é: Uma coisa é SERVIR A DEUS e outra coisa é SERVIR A IGREJA. Infelizmente muitos confundem isso, ou são ensinados de forma errada.

O servir na igreja local deve ser uma extensão do servir a Deus e não o todo. Vem a pergunta: O QUE É SERVIR A DEUS? Boa pergunta e a resposta é melhor ainda.

Sabe, meu querido irmão e querida irmã, um belo dia em nossas vidas nós temos uma experiência com Deus. Foi um momento especial em que cada um tem certeza que teve um encontro com Deus. Deus falou conosco e, ao sentirmos a Sua presença e ao ouvirmos a Sua voz, nos entregamos a Ele. Foi o que se chama de experiência de Salvação ou entrega de alma a Deus. A partir dali sentimos o desejo de estar sempre na presença de Deus. Queremos falar dEle para todas as pessoas, queremos compartilhar a alegria que nos inunda. Muitos chamam isto de Primeiro Amor.

Como a maioria das pessoas tiveram esta experiência num culto em alguma igreja ou em algum encontro ou evento realizado por alguma igreja, é normal nos unirmos a esta igreja e doarmos toda esta energia, toda esta alegria para aquela igreja local.

Mas o que nos motiva é a alegria da salvação. É a alegria da experiência com Deus. É a alegria que recebemos de Deus e que retornamos a Ele através do serviço: dEle, por Ele e para Ele. Entende?

Mas com o passar do tempo, toda essa energia que temos, por conta da enorme alegria que sentimos, é direcionada a serviços locais, como participar de um determinado grupo, seja de evangelismo, de oração, do coral, dentre tantos grupos que cada igreja local possa ter. Não tem nada de errado nisso. O problema é quando a liderança desta igreja ou deste grupo, redireciona o que seria um SERVIR A DEUS para o SERVIR A IGREJA. E faz de uma maneira tão sutil que o novo membro nem percebe a diferença. Mais cedo ou mais tarde, este serviço se torna pesado, difícil, indesejado, e não tem mais nenhuma alegria naquilo. Tudo se transformou num grande fardo.

O membro que está vivendo esta situação, se sente culpado pelo que sente. Às vezes tenta conversar com alguém mais velho. Nem sempre é ouvido. Outras vezes é criticado, o que só aumenta sua culpa e dor. Tal pessoa ou, tais pessoas, perdem a oportunidade de viver este versículo 2 em sua mais intensa realidade: SERVIR AO SENHOR COM ALEGRIA. E sabe por que? Porque alguém abusou de sua ingenuidade.

SERVIR A DEUS é libertador. E a igreja local precisa ajudar este novo membro a entender e a viver isso.

É por isso que o texto conclui dizendo: APRESENTAI-VOS A ELE COM CÂNTICO. Ao nos apresentarmos a Deus, devemos levar-lhe uma oferta. No Antigo Testamento geralmente a oferta era um animal que seria sacrificado, ou por expiação do pecado ou gratidão pela benção alcançada. Mas a partir do Novo Testamento a Bíblia nos ensina que nossa oferta é o Louvor. Um louvor como forma de gratidão a Deus é o que Ele mais deseja. Isto alegra o coração do Pai.

O rei Davi já descobriu isso lá mil anos antes de Jesus Cristo vir à Terra.

Que possamos neste dia, neste tempo, saber o que realmente é SERVIR A DEUS e fazê-lo COM toda nossa ALEGRIA. E ao nos APRESENTARMOS A ELE, que o façamos com o melhor CÂNTICO de nossos lábios. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web