O QUE DIZER DE DEUS?

image

' A tua destra, ó SENHOR, é gloriosa em poder; a tua destra, ó SENHOR, despedaça o inimigo. '

( Êxodo 15:6 )

As opiniões se dividem em relação ao que pensar sobre Deus no Antigo Testamento.

Uns o acham cruel, vingativo e rancoroso. Outros acham que Deus era partidário de um povo, em detrimento de todos os outros. Quantas pessoas perguntam por que o Deus do Antigo Testamento é completamente diferente do Deus do Novo Testamento? Tudo isso cria uma confusão, se não estudarmos a Bíblia, que é a Revelação escrita de Deus.

Uma das maiores figuras do Antigo Testamento é a de Deus estendendo seu braço poderoso e fazendo coisas incríveis pelo seu povo. Tantas vezes Israel se viu enfrentando um inimigo maior e mais experiente. Ainda assim, quando o povo confiou totalmente no Senhor, Ele lhes deu grande vitória.

O mais interessante é que vemos mais vezes (muito mais) Deus buscando o homem do que o homem buscando a Deus. Se Deus fosse tão cruel, tão vingativo e tão rancoroso, por que perderia Seu tempo indo atrás de um homem pecador e que não quer nada com Ele?

Vemos este Deus agindo a favor do homem desde os primeiros capítulos de Gênesis. Diz lá que Deus viu que não era bom que o homem ficasse só: criou uma companheira. Quando o homem desobedeceu e se escondeu atrás de uma moita, vemos Deus no Jardim do Éden perguntando: Adão, onde estás? Dando a oportunidade do homem se explicar. Mesmo naquelas circunstâncias de pecado, Deus promete um livramento. E durante todas as histórias do Antigo e do Novo Testamentos, é sempre Deus buscando o homem.

O que dizer de Jesus? Ele não é o Deus presente entre os homens? Não veio buscar e salvar o que se havia perdido? Mesmo nunca tendo cometido um delito, uma mentira, um roubo, uma traição ou qualquer pecadinho ou pecadão que estamos acostumados a cometer diariamente, Ele foi crucificado pelas pessoas que Ele veio salvar. Mas mesmo assim, não desistiu. Ressuscitou ao terceiro dia e deixou um grupo de discípulos que deveriam continuar pregando os Seus ensinamentos. E qualquer um que o aceitasse, sendo judeu ou gentio, seria salvo. Cá estamos nós hoje, vivendo das atitudes amorosas deste Deus.

O que dizer diante de tanto amor? Como agradecer por tamanho carinho e cuidado por nós?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!