HÁ VITÓRIA NA DERROTA?

image

' Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece. '

( Filipenses 4:12-13 )

A nossa vida é cheia de altos e baixos, não é verdade? Passamos por dias alegres e do nada vem aqueles dias de tristeza e aborrecimento. Superamos estes dias, nos alegramos e de repente, vem outra onda de lutas.

Muitas das coisas que consideramos serem preciosas, a qualquer momento podem ser tocadas pela morte, desastre e deterioração. Aí vem em nossa alma aquela pergunta angustiante: O que temos que é certo? Em quem podemos ter segurança? Aonde achamos o poder para viver vitoriosamente em tempos bons e difíceis?

Sabe meu irmão e minha irmã, creio que este tipo de questionamento passa na mente de todos nós, vez por outra, principalmente quando a luta parece ser tão medonha e temos a impressão que vamos sucumbir.

Paulo viveu tudo isso. Paulo viveu crises sem fim. Nesta altura do campeonato da vida, Paulo diz que tinha aprendido a ser humilhado e a ser honrado. A ter abundância de coisas e a ter falta de tudo. A ter comida de sobra e a passar fome. Que vida triste, se pensarmos do ponto de vista da naturalidade. Uma vida natural deveria ser mais cheia de vitórias, de farturas, de prazeres. Mas no geral a vida não é assim.

Tenho aprendido ao longo dos anos, que Deus nos conduz nesta estrada que tem seus altos e baixos, suas alegrias e tristezas, suas lutas com vitórias e até algumas derrotas, mas em tudo isso, Deus está nos forjando a sermos vencedores, porque a vitória é algo interessante.

A maneira como o mundo define vitória não é a mesma que Deus. Deus nos dá vitória mesmo quando perdemos. Como assim? Devemos aprender tanto quando ganhamos como quando perdemos. As derrotas, aliás, nos ensinam mais do que as vitórias. A vitória constante pode nos tornar arrogantes, enquanto que a derrota nos faz refletir e desejarmos corrigir nossos erros na próxima batalha da vida. Aprender a ser humilde na vitória é a maior lição que aprendemos, e é melhor do que a própria vitória.

Se estamos passando por momentos de lutas e dificuldades e parece que tudo vai mal, não se esqueça que é no Senhor que está a nossa força. Nele sempre venceremos. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!