ESTOU EM PÉ?

image

' Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. '

( I Coríntios 10:12 )

Este é um texto que já causou muita conversa. Tem gente que o cita, descuidadamente, dizendo: Aquele que está em pé, olhe não caia. Não é isso o que o texto diz. Ele coloca uma questão muito mais séria: Aquele, pois, que cuida estar em pé... ou, em outra versão diz: Aquele que pensa estar em pé, cuide-se para que não caia.

Estar em pé e pensar que está em pé, são duas coisas bem diferentes. Tem muita gente que vai se perdendo aos poucos e nem percebe que já caiu. Provérbios diz que a arrogância precede a queda.

Muitas vezes nós assumimos alguma posição de destaque no grupo que pertencemos, seja na empresa, seja na família, seja na igreja, e isto produz em nós uma sensação de orgulho, vaidade. Acho que nos orgulharmos de conseguir alcançar um lugar de destaque em qualquer lugar, pode até ser saudável, desde que este orgulho não nos torne arrogantes. O orgulho saudável acho que é aquele que apenas nos enche de alegria pela conquista. Mas a arrogância é quando nos sentimos superiores e menosprezamos os demais. Isto é completamente nocivo. E é apenas uma questão de tempo para cairmos.

O apóstolo Paulo alerta a todos para que olhem para si mesmo com critério. Que avaliem se estão firmes. Que ponderem se realmente estão em pé. Mas no dizer dele, a grande questão vem a seguir: cuidado para não cair.

A melhor maneira de não cairmos é desenvolver um sentimento de humildade sincera. Jesus em Mateus 11 convida a todos para aprender dEle que é manso e humildade de coração.

Meu irmão e minha irmã, hoje é dia de fazermos uma sincera auto avaliação. Se a nota não for tão boa, vamos correr para corrigir nosso caminho, enquanto há tempo. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!