SOU AQUELE AMIGO MAIS CHEGADO QUE UM IRMÃO?

image

' O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão. '

( Provérbios 18:24 )

Todos nós temos amigos. Costumamos lembrar dos muitos amigos e dos tempos em que andávamos juntos, nas festas, nos encontros, e rimos de vários momentos e experiências que passamos.

Hoje, na era digital, temos muitos mais amigos. As Redes Sociais que o digam. Tem gente com milhares de amigos ou 'seguidores'. Tem alguns famosos que tem milhões. Uau. Que coisa incrível.

O autor do livro dos Provérbios, diz que para alguém ter muitos amigos, precisa se mostrar amigável. Esta é a grande verdade. Se não formos amigáveis, sociáveis, agradáveis, perdemos esta multidão de amigos.

Muitas pessoas são solitárias mesmo tendo uma multidão de amigos. Elas estão sedentas de alguma coisa ou de alguém que nunca tiveram. Quando as coisas não vão tão bem ou quando não temos nada a oferecer, muitos dos amigos vão embora, desaparecem. Isto mostra que não eram tão amigos assim. Que tristeza.

Mas, afinal, o que é AMIGO? Quem poderia se enquadrar neste perfil?

Amigo é o nome que se dá a um indivíduo que mantém um relacionamento de afeto, consideração e respeito por outra pessoa. O amigo é aquele que possui uma grande afeição por uma ou mais pessoas, que é leal, que protege e faz o possível para ajudar sempre.

Para denominar uma pessoa de amigo, não necessariamente os indivíduos precisam se conhecer há muito tempo. Muitas amizades começam repentinamente e ganham importância por diversos motivos. Amigo é aquela pessoa que se confia acima de qualquer coisa, que está sempre disposto a ajudar, seja em situações boas ou ruins.

Para chamar alguém de amigo, não necessariamente precisa ser apenas amigo. Existem muitos familiares, como primos, tios, namorados, conjuges (marido e mulher) e até mesmo os próprios pais do indivíduo podem ser considerados um amigo, por sua postura e jeito de agir, por ser alguém sempre disposto a conversar e ajudar.

Em alguns momentos, o amigo não precisa ter necessariamente os mesmos gostos e vontades, e em certos casos é esse exatamente o fato que os une. O amigo não precisa ser alguém completamente idêntico. É aquele que tem o poder de acrescentar ao outro, com suas ideias, momentos de vida, informações etc., ou apenas alguém para dividir momentos e sentimentos.

Mas o texto bíblico diz que existe amigo que é mais chegado que um irmão.

Estes amigos íntimos são muito raros, mas são amigos verdadeiros, cujo compromisso e dedicação são mais profundos até mesmo do que os da família. Quem os tem, deve preservá-los a todo custo.

Mas quero encerrar esta meditação de hoje com a seguinte pergunta: Eu tenho sido o amigo mais chegado que um irmão para alguém? Geralmente queremos tê-lo. Mas precisamos sê-lo. Que nossa amizade seja verdadeira e faça a diferença na vida daqueles que estão à nossa volta. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!