O SENHOR É DEUS

image

' Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. '

( Salmos 100:3 )

Na sequência deste maravilhoso Salmo, o rei Davi declara que O SENHOR É DEUS.

Precisamos entender que na Lei de Moisés estava escrito que o povo não deveria citar o NOME DE DEUS EM VÃO. Isto fez com que os escribas evitassem escrever o nome de Deus, sob risco de cometer pecado. Então, aos poucos o nome de Deus IAVÉ (YHWH) foi sendo substituído por ADONAI que quer dizer SENHOR. Daí foi sendo trocado direto por SENHOR. Tem algumas versões da Bíblia que determinados textos aparece ADONAI e outros SENHOR.

Dito isso, voltemos ao texto. Davi está dizendo que IAVÉ (YHWH) ou ADONAI ou mais recentemente SENHOR é DEUS. Só ADONAI é DEUS. É uma declaração muito forte, numa época em que cada nação tinha seu próprio deus e achavam que ele era o maioral. Mas Davi desafia todas estas nações dizendo que só ADONAI É DEUS.

Este Deus é tão Deus que foi Ele que fez o homem. Muitos dos deuses das demais nações não tinham poder suficiente para criar um ser humano. Talvez pudesse controlar os ventos, ou a chuva, ou ajudar a terra a ser mais fértil. Mas criar um ser humano? Isso não. Mas ADONAI (SENHOR) esse não apenas pode fazer, como na verdade fez: Foi Ele quem nos fez, por isso somos dEle.

Esse Deus é um Deus pessoal, por isso somos o seu povo. Não somos obra do acaso. Não somos frutos de uma evolução na natureza. Nada disso. Somos o povo escolhido para pertencer a Ele, a ADONAI (SENHOR).

A família do rei Davi era formada por pastores de ovelhas. Podemos até dizer que essa era a formação profissional deles. Desde cedo Davi aprendeu este ofício para ajudar o pai. Então, Davi conhecia muito bem a relação de dependência que uma ovelha tinha de seu pastor. O pastor tinha que alimentar as ovelhas, propiciar local para descanso e ainda proteger dos predadores. A ovelha é um dos animais mais frágeis de toda a fauna.

E sabedor disso, Davi compara o povo de Deus como ovelhas e Deus como o Pastor: Somos o rebanho de seu pastoreio.

Davi quis ensinar algo tremendo através deste texto. Pena que nem todos conseguem compreender a profundidade destas verdades.

Meu irmão e minha irmã, desafio você hoje a ler e reler este Salmo e em Deus descobrir toda a verdade revelada para nós, a fim de vivermos a plenitude desta relação com um Deus que é o único Deus. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!