EM DEUS POSSO DEPOSITAR MINHA CONFIANÇA

image

' Afastai-vos, pois, do homem cujo fôlego está no seu nariz. Pois em que é ele estimado? '

( Isaías 2:22 )

'Se eu tivesse um amigo'. 'Se meu pai não tivesse ido embora'. 'Se ela me desse mais apoio'. 'Se...', 'Se...', 'Se...'.

Mesmo que pessoas nos desapontem, ainda colocamos tanta esperança nelas. Elas são falíveis e mortais como nós.

Somos seres sociais e isto nos leva a termos a necessidade de relacionamentos com pessoas. E como consequência natural, devemos confiar uns nos outros. Isto é saudável. Mas existe um nível de confiança que se torna doentio ou prejudicial. Quando confiamos demasiadamente em todo mundo. Nem todo mundo é confiável. Confiança é uma coisa que se ganha, que se conquista. Aí sim, podemos confiar, porque esta ou aquela pessoa mostrou no tempo da convivência que é de bom caráter, que é honesta e que cumpre sua palavra empenhada.

Mas quando depositamos nossa confiança em alguém que não a merece, com certeza vamos sofrer danos. Às vezes são danos financeiros. Outras vezes são danos morais. Mas em todos os casos, elas causam danos emocionais.

Outro nível de confiança que é prejudicial, é aquela que criamos uma dependência do outro. Deixamos de agir, deixamos de decidir, porque tem alguém que faz isso por nós. E quando ela não faz, caímos na armadilha da autocomiseração. Isto é tremendamente danoso.

O texto de hoje fala sobre confiarmos em alguém que é extremamente autoconfiante, ou seja, alguém que só confia em si, na sua capacidade, esperteza, etc etc. Tudo que é equilibrado é bom, mas a maioria das coisas extremadas são ruins. Devemos ter um nível equilibrado de autoconfiança, mas os excessos para mais ou para menos, são prejudiciais.

Somos avisados para ficar longe daquele tipo de pessoa que, no dito popular, anda de nariz em pé, que é arrogante, que se acha, que pensa que é mas não é, que pensa que pode mas não pode. Destes devemos fugir.

Antes de confiarmos cegamente em alguém, devemos conhecer seu perfil, para termos certeza que tal pessoa merece tanto crédito.

Meu irmão e minha irmã, enquanto estivermos neste mundo, sempre estaremos envolvidos e entrelaçados nas vidas de outras pessoas, mas, lembremo-nos também de manter nossa confiança e esperança no Filho de Deus, Jesus Cristo, que 'venceu a morte e trouxe a imortalidade e vida à luz' e que 'nunca, jamais nos abandonará'. Ele sim é digno de toda a confiança. amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!